top of page

ARTE E CULTURA

47 CROMOSSOMOS E 1000 POSSIBILIDADES

47 CROMOSSOMOS E 1000 POSSIBILIDADES

O projeto traz a fotografia como instrumento de inclusão social, dando a oportunidade a este público de participar de um projeto fotográfico. A proposta da exposição visa justamente à inclusão social |  Tirar o foco do olhar da Síndrome Down e enxergar as pessoas como ser humanos capacitados | Mostrar as pessoas este público que está a cada dia esta sendo incluído na sociedade | Ressaltar a beleza, peculiaridades e comportamentos das pessoas com Síndrome de Down  | Derruba uma série de estigmas, preconceitos e paradigmas | Pessoas especiais também merecem ter sua vida registrada com muito carinho e amor. 

R. Francisco Miguel, 131 - Centro, Contagem - MG, 32041-250, Brasil E-mail: 

E-mail: ceciliaschirmer@hotmail.com 

ACAA CASA APOIO ALEGRIA

A associação que ajuda crianças e adolescentes que vivem em uma comunidade de Vargem Pequena- RJ oferecendo aulas de apoio escolar e atividades complementares, como: balé, futebol, yoga, entre outros

R. Flamboyant, 21 - Vargem Pequena, Rio de Janeiro - RJ, 22783-415, Brasil

Tel.:(21) 9643.84111

E-mail: contato@casadeapoioalegria.org.br

Prepara crianças, adolescentes e seus familiares em sua formação pessoal, social e profissional, para que possam ser protagonistas de sua própria história.

A ARCO desenvolve programas e projetos integrados, além de realizar diversas atividades como, música, dança, teatro, esporte, informática, atendimento pedagógico, psicológico e psicopedagógico, além de acompanhamento escolar e formação continuada de colaboradores.

Rua Licinio Felini, 97, Chácara Flórida

Tel: 55 11 5517 3440

ÁRVORE QUE DÁ LIVROS

Uma "árvore que dá livros" em vez de frutos, acessível a todos, em um local público foi a solução encontrada por Estephanio Shairon Souza, de 28 anos, para estimular a leitura. Há três anos ele transformou essa ideia no projeto da “Árvore que dá livros” no Riacho Fundo I-Distrito Federal. 

A placa com os dizeres: "Aqui no Riacho até livro se dá em árvore. Pegue o seu!", é um convite a leitura.

Riacho Fundo - Riacho Fundo I, Brasília - DF, Brasil

Tel.: (61) 81583-931

E-mail: literatos@gmail.com

CAMERATA LARANJEIRAS

Orquestra independente, formada por jovens de diferentes origens que acreditam na força da música para promover a paz, a integração e a transformação social.

Rua Almirante Salgado, 246 - Laranjeiras, Rio de Janeiro

E-mail: tiago@cameratalaranjeiras.org

CEM MODOS - GRUPO

Contribui para promover o protagonismo de crianças e adolescentes de seis comunidades quilombolas do município de Santa Rita. Oficinas de artes cênicas, festivais de poesia, gincanas culturais, de brinquedos populares, futebol, futsal, voleibol, atletismo, palestras com famílias e campanhas de sensibilização para os direitos humanos. Com o apoio do CRIESP será possível: Adquirir veículo, financiar despesas com serviços gráficos e combustível. 

Rua José Bonifácio, 690 – Casa Joana Pitoca – Bairro Centro | Santa Rita, MA

Tel.: (98) 987219961 

E-mail: grupocem@hotmail.com

LONA NA LUA

Associação cultural e social sem fins lucrativos, que tem como objetivo proporcionar cultura e arte inclusiva para a população das periferias dos municípios de Rio Bonito e Silva Jardim, no Rio de Janeiro, através de atividades nas áreas do Teatro, Dança, Música e Circo. Contribui com o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes através de um modelo de arte inclusiva, e estimular o surgimento de jovens críticos e conscientes, apresentando a eles valores éticos dentro do exercício diário de cidadania. 

Av. Sete de Maio, s/n - Paineiras, Rio Bonito - RJ, 28800-000, Brasil

Tel.: (21) 9956.40609

E-mail: lonanua@hotmail.com

LUZES DA RIBALTA

INSTITUTO CULTURAL LUZES DA RIBALTA

Tem por missão transformar vidas através da música. O projeto conta com mais de 40 crianças. Alguns alunos já atingiram um nível mais avançado, o que permitiu que formassem a Orquestra Jovem Luzes da Ribalta, que tem feito apresentações em eventos importantes da cidade, como o Teatro Municipal.  O Instituto difunde a música erudita oferecendo aulas gratuitas de coral, violino, viola, violoncelo, contrabaixo e teoria musical.

R. Renato Costa Rodrigues, 344 - Jardim Torrão de Ouro,  São José dos Campos - SP, 12229-221, Brasil

MARIA MENINA FUNDAÇÃO

Aulas de dança em várias modalidades, para crianças carentes. Podendo concorrer a bolsas de estudo em Escola renomeadas como Bolshoi. 

O Grupo Cem Modos surgiu em 1985 e tem como missão o desenvolvimento social de comunidades do norte do Maranhão, em especial quilombos. O Grupo se propõe a trabalhar o desenvolvimento social de forma ampla, em especial de populações mais excluídas. O projeto Espalhando Arte, Partilhando Sonhos promove a inclusão de crianças e adolescentes de quilombos e comunidades tradicionais no município de Santa Rita.

110 - Av. Mal. Rondon, 624 - Centro, Rondonópolis - MT, 78700-075, Brasil 

E-mail: alecrisa@hotmail.com 

Tel.: (66) 3421-8133

MENINOS DO MORUMBI

Acolher crianças e adolescentes em vulnerabilidade social através da musica e arte. Atualmente formada por mais de 1.000 crianças e adolescentes. A Associação Meninos do Morumbi fundada em 1996, por Flavio Pimenta. Já atendeu mais 14000 jovens, em seus 20 anos de existência. A alma da instituição É o grupo Artístico, conhecido pela qualidade musical. 

Tel.: 55 11 2528-6698 

E-mail: meninos@meninosdomorumbi.org.br 

MUSEU DE FAVELA

Primeiro museu territorial e vivo sobre memórias e patrimônio cultural de favela do mundo, o acervo são cerca de 20 mil moradores e seus modos de vida, narrativos de parte importante e desconhecida da própria história da Cidade do Rio de Janeiro. 

Tel.: 55 (21) 2267-6374 

E-mail: adm@museudefavela.org

OCA

ESCOLA CULTURAL

Localizada em um patrimônio histórico, Aldeia Jesuítica de 1580, a  OCA – Escola Cultural  foi criada em 1996  por um grupo de profissionais em busca de uma formação brasileira de crianças e jovens,  com o objetivo de garantir às crianças e adolescentes da comunidade o direito ao desenvolvimento integral através da arte e da cultura brasileira como práticas que legitimem a consciência de si, do outro e da comunidade,valorizando a riqueza cultural desse lugar, habitado predominantemente por migrantes.

Rua Xapurí, 600- Pq. da Aldeia - Carapicuiba/SP -

Tel.: 55 (11) 4146-8719

ONG CULTIVAR

Contribui com alternativas permanentes de proteção social visando o desenvolvimento de potencialidades e habilidades, de crianças provenientes ou moradoras em zonas rurais, através de atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer, econômicas e de meio ambiente, buscando formar uma comunidade melhor para todos os cidadãos. A Cultivar oferece para essas crianças, adolescentes e jovens a oportunidade de transformação por meio de oficinas de música, capoeira, artesanato, reforço escolar, brinquedoteca, minibiblioteca, aulas de agroecologia e orientação psicopedagógica. 

Estr. Povoado Gado Bravo do Sul, Nossa Sra. das Dores - SE, 49600-000, Brasil

Tel.:(79) 9985.64841

E-mail.: deluciasobral@uol.com.br

ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ

O Projeto  nasceu da crença de que a música é uma forte aliada na transformação social e cultural de crianças, adolescentes ou jovens. A Orquestra é formada por crianças e adolescentes de escolas públicas municipais e estaduais do Complexo da Maré. 

Maré, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil 

E-mail: sousaprazeres@uol.com.br 

PROJETO BIBLIOPONG

A bibliopong é uma biblioteca onde se pode ler jogar vários jogos e aprender é um espaço para crianças jovens adultos e idosos compareçam. Voluntários arrecadamos livros paradidáticos, jogos de mesas, atividades com as crianças com: pintura, teatro, contação de histórias e brincadeiras. 

Praia de Peroba, Icapuí - CE, 62810-000, Brasil Praia de Peroba,

Icapuí - CE, 62810-000, Brasil 

E-Mail: casadakristina@gmail.com

PROJETO GURI

Oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral. 

Rua Padre Francisco da Costa Araujo Melo - Zico Pires, Tietê - SP, 18530-000, Brasil 

Tel.: (15) 3285.2937

E-mail: polo.tiete@gurionline.com.br

Inclusão pela Arte!

O projeto Movimentarte tem o intuito deivulgar através de aulas de dança, palestras, eventos e workshops a importância da dança e da arte no desenvolvimento das pessoas. A força da arte como um novo caminho de transformação social.  A partir dos estudos corporais, os alunos com deficiências vivem aprimoramento da consciência corporal e o equilíbrio mental. 

São Paulo - SP

contato@movimentarte.com

 

RETRATOS DE ESPERANÇA

TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA

Projeto social que atua no sertão da Bahia, com o objetivo de despertar a sensibilidade, a humanidade e a compaixão nos adolescentes, jovens e adultos, estimulando reflexões sobre o eu e o outro, por meio de palestras e oficinas realizadas em escolas, universidades, empresas e organizações em geral. 

Estr. p/ Alto do Camilo, 45, Retirolândia - BA, 48750-000, BrasIL

E-mail: retratosdeesperanca@gmail.com

 

REVELANDO OLHARES

Faz da câmera fotográfica uma ferramenta de expressão, de redescoberta da realidade, resgate de autoestima e iniciação ao letramento visual.

Curitiba, Curitiba - Paraná, Brasil

 

TECENDO ENCANTOS

Projeto que capacita professores para darem aulas de balé gratuitas.

Oficinas de capacitação e vendas : voltada á área de educação infantil, professores, pedagogos, balé infantil, contação de histórias, atividades lúdicas, etc.

Realizam a visitas a escolas, asilos e hospitais.as ações sociais e a sala de balé são feitas com recursos próprios.A equipe da companhia é composta por uma pedagoga: Valeria, uma professora de educação física e arte educadora: Celita Oliveira e um assessor técnico Luciano Alves.

E-mail: luciano.alves.soares@hotmail.com

 

O Transforme Sorrisos é uma organização social que tem por objetivo levar acesso à cultura para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do voluntariado e da prática de boas ações.

Oferece, semanalmente, aulas de desenho, mensalmente oficinas culturais e atividades de conscientização e educação ambiental.

Mais de 400 voluntários cadastrados.

Rua Desembargador Motta, 3003 - Bigorrilho - Curitiba/PR - 80430-152

Tel.: 55  (41) 3387-1849

VIDANÇA

Mantém, há trinta e um anos (31), um trabalho de ensino da dança às crianças e adolescentes no Bairro da Barra do Ceará, bairro periférico situado em região de mangue. Na tentativa de incorporar as referências populares do lugar, implantaram em 2000 um grupo de ensino de capoeira, cujo curso é ministrado por monitores da própria comunidade. O curso atinge os adolescentes que se voltam para a arte da dança e música, dentro dos cânones da capoeira e da percussão.

Avenida L, nº 400,  Vila Velha - Fortaleza, CE

Tel.: + 85 32627599 

E-mail: vidanca@vidanca.org

Please reload

ARCO
LARANJEIRAS
RIBALTA
OCA
MOVIMENTARTE
SORRISOS
ÁRVORE QUE DÁ LIVROS
ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ
MENINOS DO MORUMBI
PROJETO GURI
VIDANÇA
lona na lua
ACAA
ONG CULTIVAR
BIBLIOPONG
RETRATOS
CEM MODOS
MARIA MENINA
MUSEU DE FAVELA
revelando olhares
tecendo encantos
bottom of page