top of page

ECOLOGIA

AKATU
amazonas

Organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente, defendendo o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

Promove o envolvimento sustentável, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das unidades de conservação no Estado do Amazonas, criando um conjunto de processos participativos direcionados para a melhoria da qualidade de vida e fortalecimento das relações da sociedade com os ecossistemas locais, reconhecendo e expandindo seus laços e compromissos sociais, culturais, econômicos, espirituais e ecológicos com o objetivo de buscar a sustentabilidade em todas as suas dimensões. 

Rua Álvaro Braga Manaus, 351, Parque Dez de Novembro - Manaus - Amazonas

Tel: 55 (92) 4009-8900

CATADORES DE ESPERANÇA

O objetivo é sensibilizar as pessoas para o problema ambiental e social do lixo, incentivando-as a mudarem hábitos e atitudes. Visando uma melhoria na qualidade de vida dos recicladores envolvidos, reduzir o lixo destinado ao lixão e com isso uma contribuição ao meio ambiente.

Marataízes, Espírito Santo, Brasil - Brasil 

Tel.: (28) 3532-5577

E-mail: lunardimaria@yahoo.com.br

Centro de Formação Profissional, Educação Ambiental e Geração de Renda para jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social e comunidade local. Ao mesmo tempo em que promove e desenvolve conhecimentos nas áreas de Jardinagem e Conservação Ambiental, o CEFOPEA forma multiplicadores para agirem na comunidade em defesa do meio ambiente urbano e disseminação de práticas de responsabilidade ambiental. 

Av. Ariston de Azevedo, 10 – Belém -  03021-030 – São Paulo/SP
Tel: (11) 2081.3673

CONTRAPONTO

ESPAÇO EDUCACIONAL CONTRAPONTO

Projeto de educação humano-ambiental que visa desenvolver autonomia, empoderamento e engajamento social para auto governança de um Ecovilarejo Rural. 
Tel:  (31) 98436-1949

PROJETO CORAL VIVO

O Projeto Coral Vivo iniciou suas atividades em 2003, trabalhando com pesquisa e educação para a conservação e uso sustentável dos ambientes recifais e das comunidades coralíneas brasileiras, atuando de forma integrada, multidisciplinar e multi-institucional. Tem foco em três vertentes: geração de conhecimento (pesquisa); ensino e educação ambiental; e sensibilização e mobilização da sociedade.

Quinta da Boa Vista, s/nº - São Cristóvão  - Rio de Janeiro – RJ 
Tel.: 55 (21) 2254-1228 | (21) 2562-6987 

A Ecoa associa investigação cientifica e ação política no sentido amplo do termo, envolvendo comunidades, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e outras organizações não governamentais.  Como ferramentas promove campanhas e processos de diálogos multisetoriais para criar espaços de reflexão, negociação e decisão frente a questões prioritárias para a conservação ambiental e a sustentabilidade. 

Tel. 55 67 3324-3230

Fundado no ano de 1992, o Instituto ECOAR para a Cidadania é uma organização da sociedade civil de interesse público, formada por profissionais, estudiosos e ambientalistas que se reuniram logo após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) e o Fórum Global 92, para atuar em questões ambientais emergentes, contribuir com a construção de sociedades sustentáveis e influenciar políticas públicas socioambientalmente corretas.

R. Rego Freitas 454, 2º andar cj 23 - Vila Buarque 01220-010

Tel. 55 11 3129-5765

Organização de preservação e conservação dos rios e mangues da Juréia com desenvolvimento sustentável, Eco Juréia promove projetos de educação ambiental, como recurso indispensável na formação da cidadania; protege a identidade física, social e cultural dos agrupamentos caiçaras tradicionais; divulga informações, realiza cursos e palestras, estimula pesquisas, programa ações e eventos que instrumentalizem os seus objetivos.

Juréia - São Paulo

Instituto do Vestir Consciente, tem como missão gerar soluções criativas na  moda que promovam o vestir consciente com o desenvolvimento de produtos sustentáveis e práticas educativas.
Atuam em três frentes:  1) Agência de Criação e Conhecimento do Vestir Consciente: conteúdo para publicações, cursos, palestras, oficinas, dinâmicas de grupo, desenvolvimento de produtos exclusivos. 2) Projetos Sociais: Desenvolvimento de projetos que potencializem o cuidado com a natureza, o valor das mãos e a geração de renda. 3) Produtos: coleção de camisetas e produtos ecológicos que geram renda e comunicam nossos valores. 

Rua Itápolis, 1893 - Pacaembu, São Paulo - SP

Tel: 55 (11) 3129-9436

Fundação destina-se a contribuir para o conhecimento dos aspectos sócio-econômicos e políticos do mar, bem como dos problemas a ele referentes, financiando estudos, firmando convênios e apoiando a formação, especialização e aperfeiçoamento do pessoal capacitado ao exercício de empreendimentos públicos e privados relativos ao mar.

Rua Marquês de Olinda, 18 - Botafogo. Rio de Janeiro, RJ.

Tel 55 (21) 3237 9500.

Fundamar - Fundação 18 de Março, Contribui, parcial ou integramente, para a criação, instalação ou manutenção de instituições de assistência jurídica a carentes; Cria, mantém e administra bibliotecas, bolsas, publicações e projetos em áreas rural ou urbana, relacionadas com suas atividades; e Desenvolve medidas em defesa do Meio Ambiente e do Consumidor e do Ensino Fundamental e Profissionalizante.

Rua Manoel Couto, 105 - Cidade Jardim - Belo Horizonte -MG - CEP 330380-080
Tel.: 55 35 3282-4363

 O Greenpeace é uma organização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações.

Atuam sobre problemas ambientais que desafiam o mundo atual. Suas campanhas envolvem: mudanças climáticas, proteção às florestas, oceanos, agricultura sustentável, poluição e energia nuclear. No Brasil, nossas principais frentes de trabalho são a proteção à Amazônia e a campanha de Clima e Energia.

Rua Fradique Coutinho, 352, Pinheiros - São Paulo/SP - 05416-000 Brazil 

Tel:  +55 11 3035 1155  

O Instituto Ilhabela Sustentável é uma instituição apartidária reconhecida pela excelência de sua atuação e influente na construção de uma Ilhabela mais justa, digna e sustentável. 
Trabalha na promoção da participação e a organização da sociedade civil visando o planejamento, a implementação e o monitoramento de ações para o desenvolvimento sustentável de Ilhabela. 

Rua Olímpio Leite da Silva, 77, 11630-000

Tel: 55 (12) 3896-3015

Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994, para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

Av. Higienópolis, 901 - SL 30 - São Paulo  ,  SP 01238-001

Rua dos Missionários, 2589 - Esplanada do Xingu - Altamira  ,  PA - 68372-030

O IPÊ, Instituto de Pesquisas Ecológicas, tem um modelo de ação integrado e amplo que vai desde a pesquisa de espécies ameaçadas até o envolvimento em políticas públicas. Um dos objetivos do Instituto é conservar a biodiversidade, respeitando as tradições das comunidades onde são realizadas suas pesquisas. As alternativas sustentáveis para geração de renda surgem para criar novas fontes de sustento para as famílias destas regiões, auxiliando a diminuir a pressão humana sobre a biodiversidade.

São Paulo - Pontal - Brasilia - ManausTel. 55 (11) 3590-0041

JARDINEIROS DO PLANETA

Movimento voltado à preservação do meio ambiente por intermédio da promoção do conhecimento sobre o bioma cerrado, plantios e recuperação de áreas degradadas, reutilização de materiais descartados e reciclados para diversos fins.

Samambaia Sul, Brasília - DF, Brasil

E-mail: jardineirosdoplaneta@gmail.com

PEDALADAS QUE ILUMINAM

Em troca da redução das penas, detentos pedalam e produzem energia elétrica. A eletricidade que é produzida ajuda a iluminar parte de uma praça da cidade durante a noite. Pedalando o dia inteiro, os presos conseguem produzir energia para acender seis lâmpadas. Mas quando o presídio tiver dez bicicletas funcionando, aí sim vai ter carga suficiente para iluminar toda a avenida.

O Presídio de Santa Rita do Sapucaí tem 130 detentos. A cada 16 horas pedaladas, eles têm um dia a menos de pena. Segundo a direção do presídio, qualquer empresário que quiser doar bicicletas pode participar do projeto. Os equipamentos não precisam ser novos.

R. das Rosas, 802 - José Gonçalves Mendes, Santa Rita do Sapucaí - MG, 37540-000

Tel.: +55 (35) 3471-5871

RECICALCE

Tem o objetivo de transformar o descarte dos calçados e acessórios do vestuário em benefícios sociais, no atendimento as pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, e ambientais, com ações objetivando minimizar os efeitos destes descartes no meio ambiente. Pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, e toda a comunidade interessada na temática social e ambiental.

Rua Professor Gordiano de Faria Alvim Filho, 133  

Res. União, São José dos Campos - SP, 12239-009, Brasil 

E-mail: contato@recicalce.org.br

CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE

A  Recicloteca é um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente criado pela ONG Ecomarapendi e planejado com o objetivo de difundir informações sobre as questões ambientais, com ênfase na redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e seu acervo é composto pelos mais diversos tipos de materiais incluindo livros, vídeos, revistas, periódicos técnico-científicos, cartilhas, teses, produtos reciclados e outros materiais que, somados à experiência de sua equipe, transformaram a ONG numa referência sobre a temática de resíduos sólidos no Brasil.

Rua Miranda Valverde 118 sala 101- Botafogo – 22281-000 – Rio de Janeiro, RJ
Tel.: 55 (21) 2552-6393 

Mais importante entidade ambiental do país e uma das mais antigas ONGs em atividade no território brasileiro. Fundada em 1986, investem em diversas ações para conter o desmatamento da Mata Atlântica, vegetação que cobria a maior parte da faixa litorânea do país. Seus projetos ganharam ampla repercussão e serviram de modelo para ações de preservação em outros ecossistemas, como o Pantanal e a Floresta Amazônica. Sua atuação junto a órgãos públicos resultou na aprovação de diversas leis ambientais. Um bom exemplo é o Observatório Parlamentar Socioambiental, no qual tem voz ativa.

(11) 3262-4088

Avenida Paulista, 2073, Cj. 1318  São Paulo - SP  - 01311-300

Acredita que a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira são fundamentais para construirmos outro futuro para a humanidade e o planeta.

Campanha Tamuaté-Aki reúne pessoas e organizações com o objetivo comum de apoiar os povos indígenas no Brasil na defesa de seus direitos. Os mais de 305 povos indígenas brasileiros caracterizam um patrimônio da diversidade sociocultural do Brasil que se reflete nos seus conhecimentos e modos de vida, em 274 línguas e uma imensa variedade de expressões artísticas e rituais.

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro, agindo com basead em sólido conhecimento técnico-científico, identifica problemas de conservação, concebendo e implementando, geralmente com parceiros, projetos de caráter demonstrativo que apontam soluções para esses problemas.

Av. 9 de Julho, 5.593, 12° andar Conjuntos 121| 134 Itaim Bibi  01407-200 - 

Tel. +55 11 3074 4747  0300-789-5652

Please reload

CEFOPEA
CORAL VIVO
ECOA
ECOAR
ECO JUREIA
ECOTECE
FEMAR
FUNDAMAR
GREEN
ILHABELA
ISA
IPE
RECICLOTECA
SOS
UMA GOTA
WWF
JARDINEIROS
recicalce
catadores de esperança
CONTRAPONTO
PEDALADAS QUE ILUMINAM
bottom of page